Plástico

Mais de 100.000 animais são mortos todos os anos por plásticos nos oceanos...

Como o nosso consumo atinge milhares de outras vidas e indiretamente a nossa?

Aproximadamente 8 milhões de toneladas de plástico em todo o mundo são despejados nos oceanos todos os anos, equivalente a um caminhão de lixo por minuto e 90% desse "lixo" nos oceanos são plásticos. São mais de 40.000 pedaços de plástico por metro quadrado, considerando que levam cerca de 500 a 1000 anos para o plástico se decompor.

Mais de 50% dos plásticos afundam e se misturam com os detritos marinhos no fundo do oceano. Como você recolheria o plástico do fundo dos oceanos, que possuem profundidade média de 4,2 mil metros?

Estima-se que 5.3 trilhões de pedaços de plástico flutuam nos oceanos em todo o mundo. E em 2025, se continuarmos assim, haverá 10 vezes mais, podendo chegar a 17,5 milhões de toneladas.

Há estudos que demonstram que plásticos são encontrados em quase 80% das aves marinhas, isso porque, muitos pedaços cheiram e se confundem com alimento. Aproximadamente 1 milhão delas, morrem pela ingestão de plástico por ano.

Em algas marinhas e plâncton, para cada quilo desses organismos existem seis quilos de plásticos, considerando que são os principais organismos responsáveis pela oxigenação do planeta e base de alimentação da teia alimentar do ecossistema marinho. A ingestão desse polímero também foi encontrada em 56% dos mamíferos marinhos e passaram a fazer parte do cardápio de tartarugas marinhas, encontradas boiando com destino a areia onde encerram seu ciclo de vida devido ao nosso consumo de embalagens, descartáveis e tantas outras milhares de coisas que nem nós sabemos porque usamos por tão pouco tempo e jogamos fora. Mas, não existe fora.

A preocupação não está presente somente para os animais e para o planeta. Os microplásticos ou pedaços menores de 5 milímetros foram encontrados na água em que bebemos, alimentos, sal de cozinha e até mesmo em um estudo realizado com cervejas na Alemanha.  Se você se alimenta de frutos do mar e principalmente peixes topo de teia alimentar, plásticos chegam para você por bioacumulação assim como, o mercúrio e outras substancias que alertam a saúde pública. E adivinhem de onde vem tudo isso? Do nosso consumo.

O Brasil é o quinto maior produtor de resíduos do planeta. Mais de 90% dos resíduos encontrados nas praias são plásticos. No mundo todo, são utilizadas 1 trilhão de sacolas plásticas todos os anos - aproximadamente 2 milhões por minuto. Os plásticos são tóxicos, para os animais, para nós e para o nosso planeta.

Precisamos de você nas nossas ações e na sensibilização da população nas praias do litoral brasileiro!

Fontes: National Geographic, Documentário oceanos de plástico.

Defensores do oceano precisamos de você!

fale com a gente!

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
© COPYRIGHT 2017, DIREITOS RESERVADOS SEAMADE PROJECT